Mostra Doc.Zine

A Mostra Doc. Zine faz parte da programação do Ugra Zine Fest e surge com a proposta de apresentar ao público uma seleção de documentários cujo tema, direta ou indiretamente, seja o fanzine.

KinaZina [ Bielorússia – 46 min. – russo com legendas em inglês ]
Nestes tempos tristes em que a internet mata os últimos zines, fazendo-os completamente obsoletos, como se fossem de uma outra era e sua publicação nada mais do que um hobby para fanáticos, vale a pena voltar sua atenção para o documentário bielorusso “KinaZina”. No início do século 21, a Bielorússia passou por um boom de zines que a fez um verdadeiro gigante na publicação de zines. Não apenas as grandes cidades tiveram seus zines, mas também nas cidades pequenas eles eram publicados. Todos os tipos de zines eram feitos: os social e politicamente engajados, os punks, os de quadrinhos e até os incríveis zines artísticos.
Este documentário  de Sasha Baravikowa e Boris Nikolaychik consiste basicamente de entrevistas com criadores dos zines mais populares. Ele registra a história de diversos assuntos e tenta responder à questão: porque eles pararam? Nesta busca, os diretores não aceitam respostas fáceis.
É um filme que deve ser entendido como um estudo sociológico, livre de julgamentos sobre as mudanças na contracultura, além de uma viagem nostálgica aos tempos anteriores às mudanças.

*


Zine-se: Mensageiros de Papel
[ Brasil – 18 min. – português sem legendas ]
Da necessidade de dizer nasceu o fanzine, e da necessidade de conhecer quem disse, nasce o Zine-se. Os produtores de fanzines de Fortaleza decidiram criar um encontro nômade e periódico para estreitar laços e conhecer, dar, vender, trocar e degustar fanzines e fanzineiros. Além de reunir os mais variados tipos de pessoas, o Zine-se reuniu idéias, atitudes, olhares sobre a cidade e sobre o universo e tudo mais.
Para quem conhece e viveu essa história, isto é um documento sobre si mesmo, quase um vídeo de família. E para quem não conhece, eu vos apresento esse movimento feito por mensageiros de papel muito bem intencionados, estes heróis infiltrados.

*

DocZine Vol. 1 [ Portugal – 60 min – português sem legendas ]
O que é um fanzine?
Durante uma hora procura-se a resposta. A câmara filma rostos, lugares e momentos. Tenta capturar o instante em que a resposta se revele. Segue-se o rasto daqueles que vieram antes de nós.
Perseguem-se os sonhos e as ilusões que se foram perdendo ao longo dos anos para voltarem a ser encontrados por uma nova geração.
O que procuram eles?
O ouro dos loucos.
A liberdade e a fantasia.
A matéria de que são feitos os sonhos.
A matéria de que são feitos os fanzines.

Anúncios

2 respostas em “Mostra Doc.Zine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s